Pular para o conteúdo principal

É POSSÍVEL VISUALIZAR O VINHO EM TERMOS DE FORMAS AO INVÉS DE PALAVRAS?

 



Um método atípico, porém que se mostra eficaz, é  visualizar a estrutura de um vinho usando formas para representar os taninos e acidez. 

Muitos amantes do vinho descrevem dessa maneira, utilizando palavras como "redondo", "angular", etc.

Há alguns famosos produtores de vinho que expressam seus vinhos em formas e não em palavras. Patrick Reuter da Dominio Wines, em Oregon, apresentou suas notas visuais de degustação nos rótulos da Imagination Series. 

Em Paso Robles, Jordan Fiorentini, uma prestigiada enóloga e que trabalha na Epoch Wines, desenhou 'vinepressions', que são desenhos que representam sua experiência de degustação de um vinho.

Ao longo do tempo, cada vez mais os profissionais vêm desenvolvendo métodos para descrever com mais eficácia e fidelidade os vinhos. E você, já pensou no seu próprio método de avaliação?

.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SE O VINHO É LÍQUIDO, COMO ELE PODE SER SECO?

Parece contraditório, ou mesmo impossível, que uma bebida seja seca. No entanto, quando se diz que um vinho é seco, não estamos falando de seu estado físico, que é líquido. Mas sim da sua classificação quanto ao teor de açúcar. Neste caso, de acordo com a legislação brasileira, um vinho pode ser seco, demi-sec (ou meio-seco) ou suave. O vinho seco tem uma concentração de glicose de até 5 gramas por litro. O demi-sec, entre 5 g/l e 20 g/l.  O suave contém mais de 20 g/l. A confusão em relação ao termo seco vem da tradução da classificação francesa. A palavra “sec”, em português, quer dizer seco. Só que palavras correspondentes possuem sentidos diferentes em cada língua.”No francês, seco não se refere apenas a algo que não é úmido. Seco é o oposto de algo que não é macio ou suave. Poderia ser um sinônimo para áspero ou rude”, explica o sommelier Vinícius Santiago, da Vinícola Salton. Com uma concentração de glicose de 5 g/l, que caracteriza o vinho seco, o sabor adocicado n...

QUAL A MANEIRA CORRETA DE SEGURAR UMA TAÇA DE VINHO?

Em primeiro lugar, a taça de vinho deve estar firme e confortável na sua mão. Assim, você pode segurar sua taça da maneira que quiser. Agora, você pode parar de ler daqui em diante, pois o que abordaremos nesse texto é considerado "FRESCURA" por bastante pessoas. Além de confortável na sua mão, há sim, etiqueta para segurar uma taça de vinho. Aliás, é primeiro passo para demonstrar formalidade, elegância, educação e polidez com vinhos. Por sorte, não é nem um pouco complicado de fazer isso: As taças de vinho foram projetadas para serem seguradas pela haste (se houver uma, lógico, caso não haja, não há regras).  Dessa forma (IMAGEM 1 e 2 do post), garante que o calor da sua mão não transfira calor para o vinho na taça. Outra vantagem disso, é que facilita girar o vinho, despertando a sua complexidade aromática, além de permitir apreciar a cor do vinho e evitar manchas desagradáveis de suas impressões digitais. Não importa onde você segura a taça pela haste. Algumas p...
 Qual é a melhor maneira de manter uma garrafa de vinho gelada na mesa? Existem muitas maneiras de manter uma garrafa de vinho gelada! Um balde de gelo parcialmente cheio de água e gelo é provavelmente o método mais popular - procure versões isoladas ou de parede dupla que limitam a condensação. Há pessoas que optam por refrigeradores de vinho em mármore, que parecem ser muito bons. Mas precisam ser pré-resfriados em uma geladeira ou freezer (um guardanapo de pano úmido ou toalha  pode ser colocado sobre os ombros da garrafa para adicionar algum isolamento extra).  E existem as pessoas que colocam alguns cubos de gelo em uma taça de vinho. Mas cuidado! Isso pode diluir o sabor um pouco, mas é melhor do que beber um vinho quente.