






Em primeiro lugar, a taça de vinho deve estar firme e confortável na sua mão. Assim, você pode segurar sua taça da maneira que quiser. Agora, você pode parar de ler daqui em diante, pois o que abordaremos nesse texto é considerado "FRESCURA" por bastante pessoas.
Além de confortável na sua mão, há sim, etiqueta para segurar uma taça de vinho. Aliás, é primeiro passo para demonstrar formalidade, elegância, educação e polidez com vinhos. Por sorte, não é nem um pouco complicado de fazer isso:
As taças de vinho foram projetadas para serem seguradas pela haste (se houver uma, lógico, caso não haja, não há regras). Dessa forma (IMAGEM 1 e 2 do post), garante que o calor da sua mão não transfira calor para o vinho na taça. Outra vantagem disso, é que facilita girar o vinho, despertando a sua complexidade aromática, além de permitir apreciar a cor do vinho e evitar manchas desagradáveis de suas impressões digitais.
Não importa onde você segura a taça pela haste.
Algumas pessoas seguram a taça pela própria base (IMAGEM 6 e 7 do post), mas não deve ser algo confortável, pois prejudica no movimento de giro da taça. No entanto, essa prática ainda pode ser apropriada, e é considerada por alguns especialistas como um movimento profissional.
Outro costume de muitas pessoas também, é pegar a taça de vinho pelo fundo da tigela, entrelaçando os dedos (IMAGEM 3, 4 e 5 do post). Isso pode parecer uma maneira segura de manter a sua taça, porém não considerado uma maneira elegante de fazer.
Ah, e eu sei que esse assunto é considerado uma frescura por muitas pessoas, mas cabe a mim explicar essa etiqueta, afinal estamos falando sobre a maravilhosa cultura e universo dos vinhos.
Texto redigido por @gabriel_vercelli
Comentários
Postar um comentário