Pular para o conteúdo principal

A UMIDADE PODE PREJUDICAR O VINHO?



A umidade é importante para evitar que as rolhas sequem. Felizmente, é sabido que a umidade não compromete o vinho dentro da garrafa.

Mas ela pode prejudicar o rótulo do vinho, podendo o manchar. Muita umidade estimula o crescimento de mofo e bolor em um ambiente, por isso é necessário tomar cuidado com o lugar aonde guarda seus vinhos.

Alguns de nossos leitores talvez pensem: "Ah, já estive em antigas adegas e cavernas aonde guardam os vinhos, e há mofo lá". Tem razão, e essas adegas rústicas são lindas e românticas, e tenha consciência de que os vinhos de lá ficarão bom. Frisando, a umidade prejudica somente os rótulos. Por isso, sempre tenha cuidado com a sua adega se quer deixar uma melhor aparência nas suas garrafas.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SE O VINHO É LÍQUIDO, COMO ELE PODE SER SECO?

Parece contraditório, ou mesmo impossível, que uma bebida seja seca. No entanto, quando se diz que um vinho é seco, não estamos falando de seu estado físico, que é líquido. Mas sim da sua classificação quanto ao teor de açúcar. Neste caso, de acordo com a legislação brasileira, um vinho pode ser seco, demi-sec (ou meio-seco) ou suave. O vinho seco tem uma concentração de glicose de até 5 gramas por litro. O demi-sec, entre 5 g/l e 20 g/l.  O suave contém mais de 20 g/l. A confusão em relação ao termo seco vem da tradução da classificação francesa. A palavra “sec”, em português, quer dizer seco. Só que palavras correspondentes possuem sentidos diferentes em cada língua.”No francês, seco não se refere apenas a algo que não é úmido. Seco é o oposto de algo que não é macio ou suave. Poderia ser um sinônimo para áspero ou rude”, explica o sommelier Vinícius Santiago, da Vinícola Salton. Com uma concentração de glicose de 5 g/l, que caracteriza o vinho seco, o sabor adocicado não diminui a p

QUAL A MANEIRA CORRETA DE SEGURAR UMA TAÇA DE VINHO?

Em primeiro lugar, a taça de vinho deve estar firme e confortável na sua mão. Assim, você pode segurar sua taça da maneira que quiser. Agora, você pode parar de ler daqui em diante, pois o que abordaremos nesse texto é considerado "FRESCURA" por bastante pessoas. Além de confortável na sua mão, há sim, etiqueta para segurar uma taça de vinho. Aliás, é primeiro passo para demonstrar formalidade, elegância, educação e polidez com vinhos. Por sorte, não é nem um pouco complicado de fazer isso: As taças de vinho foram projetadas para serem seguradas pela haste (se houver uma, lógico, caso não haja, não há regras).  Dessa forma (IMAGEM 1 e 2 do post), garante que o calor da sua mão não transfira calor para o vinho na taça. Outra vantagem disso, é que facilita girar o vinho, despertando a sua complexidade aromática, além de permitir apreciar a cor do vinho e evitar manchas desagradáveis de suas impressões digitais. Não importa onde você segura a taça pela haste. Algumas p